Isis de Palma à propos de la rencontre Paraty, 24-27 avril 2014 (portuguais). De 24 a 27 de abril , em Paraty, RJ, pensadores do Brasil e do exterior vão dialogar sobre como transformar as nossas cidades em espaços acolhedores.
O navegador Amyr Klink, o sociólogo e pesquisador chileno Ricardo Jimenez, o economista Ladislau Dowbor, o jornalista Luis Nassif, o cineasta Maurice Capovilla, o vereador, arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, e participando, online, direto de Roma, o sociólogo italiano Domenico de Masi, entre outros pensadores do Brasil e do exterior, se reunirão entre os dias 24 e 27 de abril em Paraty, RJ, para discutir o conceito de bem viver no segundo encontro Refletir Brasil, organizado pelo coletivo Oca Brasil, com patrocínio do Itaú e da Itaipu Binacional-Programa Cultivando Água Boa.
O objetivo do encontro é aprofundar o conceito de bem viver para que seja entendido e assimilado de modo que favoreça a criação de uma nova arquitetura de participação coletiva, novas formas de governança que permitam construir um país em que o bem viver para todos se faça consenso. Isso implica na necessidade do resgate de cidades mais inclusivas e não violentas.
Como resultado dessa imersão, os organizadores esperam ser possível aprofundar o conceito de corresponsabilidade propondo que quanto maior o poder e a informação, maior a responsabilidade, o que não isenta ninguém e atribui a cada um responsabilidades proporcionais. “Desejamos apontar caminhos para isso elaborando o manifesto coletivo Refletir Brasil 2014”.
Isis de Palma
Coordenação Refletir Brasil 2014
Representants de Paraty a la COP20 à Lima pour la coresponsabilité (Portuguais)