Representantes de Paraty na COP 20 em Lima pela corresponsabilidade
Isis de Palma Forum of Ethics and Responsibility (FER), Brazil e José Domingos Vasconcelos, diretores da Imagens Educação, membros da Agenda 21 de Paraty e do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias
A Agenda 21 de Paraty e o Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias participarão da Cúpula dos Povos, em Lima, Peru, em dezembro, a convite do Fórum Internacional Ética e Responsabilidades. A Cúpula dos Povos é o encontro da sociedade civil paralelo à COP – Conferência das Partes do Clima, tema detalhado no artigo do prof. Carlos Fernando Andrade para o Jornal Folha do Litoral Costa Verde, dezembro 2014 www.folhadolitoralcostaverde.com
O Fórum Ética e Responsabilidades formou-se há mais de 10 anos, tem a responsabilidade como tema central e acaba de se transformar numa Aliança Internacional. O encontro de Lima tem por finalidade discutir quais responsabilidades o mundo necessita assumir diante dos grandes desafios que o planeta enfrenta, não apenas em relação ao clima, mas também pelos efeitos dos impactos da globalização e da interdependência entre os países.
No Peru, a iniciativa é coordenada porRicardo Jimenez, sociólogo chileno, membro do Fórum Ética e Responsabilidades. Jiménez esteve em Paraty em abril deste ano como palestrante no encontro Refletir Brasil – Bem Viver o Resgate da Feliz Cidade. No Brasil, a coordenação é de Isis de Palma, membro deste Fórum desde 2003.
O evento pretende também consolidar um documento, o Manifesto de Lima. Para isso haverá uma roda de diálogos entre representantes dos países latino-americanos, funcionários de estado, parlamentares andinos, dirigentes sociais e profissionais da sociedade civil.
Esse documento fará um alerta contundente aos governantes sobre a necessidade de elaboração de um acordo internacional por meio do qual os países abram mão de seus nacionalismos exacerbados a favor de um acordo eficaz que vá além do clima. A ideia é estabelecer novas formas de governança ambiental que tenham a corresponsabilidade como base ética. Para isso pretende-se elaborar uma Declaração Universal das Responsabilidades Humanas, complementar à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O Fórum Ética e Responsabilidades apresentou na Rio+20, em 2012, uma primeira versão dessa proposta, exigindo que os países integrantes da ONU assumam suas responsabilidades quanto à crise socioambiental.
Participam da delegação de Paraty: Isis de Palma, educomunicadora, diretora da Imagens Educação e representante da América Latina no Fórum Internacional Ética e Responsabilidades; Carlos Fernando S. Andrade, biólogo, professor doutor, coordenador do LEPAC da UNICAMP em Paraty; Lia Capovilla, jornalista, diretora de vídeo e TV, coordenadora da Agenda 21 de Paraty e do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias; Márcia Nascimento, relações públicas, articuladora do programa Carbono Compensado do LEPAC UNICAMP; José Domingos Vasconcelos, físico, consultor em educação científica e planejamento energético; e Tymur Klink, arquiteto, empresário e empreendedor social.
Também integram a delegação brasileira para esse encontro específico das Responsabilidades em Lima: Miriam Duailibi e Nelton Friedrich, que também estiveram em Paraty em abril deste ano para o encontro Refletir Brasil 2014.
Miriam Duailibi é jornalista e educadora ambiental e conselheira da Associação Latino-Americana de Pequenas e Micro Empresas de Economia Solidária (Alampyme/BR). Nelton Friedrich é advogado, diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu Binacional e conduz um dos programas socioambientais mais relevantes da América Latina, o Programa Cultivando Água Boa.
Representantes de Paraty en la COP20 en Lima por la coresponsabilidad (Portugues)
Utopía y buen vivir. Desencuentros históricos y convergencias epistemológicas.